Avaliação do monitor Dell U2211H: Será que vale a pena?

Introdução:

Já faz um ano e meio desde que publiquei a avaliação do monitor Dell 2209WA. Neste meio tempo muita coisa aconteceu e recentemente este excelente monitor parou de ser fabricado. Para substituí-lo a Dell lançou dois monitores U2211H (de 21,5”) e U2311H (de 23”). Estes monitores, juntamente com os já lançados U2410, U2711 e U3011, compõem a linha “ Ultrasharp” do fabricate: Monitores de alta performance, com painel IPS*, próprios para tratamento de imagem.

*Para saber mais sobre os tipos existentes de painel e sobre as vantagens dos painéis IPS leia o início da avaliação do 2209WA.

Logo após o lançamento muita dúvida surgiu sobre se os dois novos monitores teriam capacidade de igualar ou superar a performance do aclamado 2209WA. O modelo de 23 polegadas rapidamente caiu no gosto dos clientes, mas o U2211H ficou meio que esquecido. Os motivos disso provavelmente são o fato dos dois modelos terem preços relativamente próximos, o que faz com que muitos prefiram o modelo de 23 polegadas, e também alguns “reviews” esquisitos (com pinta de equivocados) feitos sobre o U2211H.

Recentemente a Dell entrou em contato comigo e perguntou se eu não gostaria de receber alguns modelos de monitor emprestados para testes, começando pelo U2211H. Antes que eu dissesse qualquer coisa eles fizeram questão de ressaltar que eu não teria qualquer compromisso de elogiar, podendo ser totalmente sincero. Nestes termos eu aceitei.

 

Primeiras Impressões:


Quando o entregador deixou a caixa meu primeiro pensamento foi: “Será que mandaram o monitor certo? Essa caixa é tão pequena!” Mas bastou olhar a etiqueta e ver que estava tudo certo. Curiosamente o único lugar onde o nome do modelo aparece é na minúscula etiqueta traseira que fica parcialmente escondida pelo pedestal.


A montagem não tem mistério, em menos de 5min o monitor já estava sobre a bancada e conectado ao computador pelo cabo DVI. Meu segundo pensamento foi: “Ele é pequeno… e é wide MESMO!” Principalmente se colocado ao lando de um monitor de 24″.

Vale ressaltar que estou acostumado a monitores de 24” e de 22” e estava preparado para que o U2211H, com suas 21,5”, fosse apenas um pouco menor que o 2209WA, mas ele parece ser bem menor por conta da sua proporção 16×9. A largura é praticamente a mesma, mas a altura do painel é uns 10% menor. Em compensação a resolução é bem maior: 1920x1080px contra 1680x1050px do modelo antigo.

O design do monitor não tem novidades para quem conhece a linha Ultrasharp da Dell, desenho discreto e eficiente, todo em preto e cinza, com base rotatória, variação de altura, báscula e pivotamento de 90 graus. Tudo simples e fácil.

     

Como gosto da bancada de trabalho numa altura um pouco mais baixa (70cm), precisei colocar o monitor sobre uma base de apoio de uns 12cm para conseguir alinhar sua borda superior com os meus olhos (posição ergonômica recomendada). Apoiado diretamente na bancada, mesmo na altura máxima, eu era forçado a olhar para baixo.   

Os controles são simples e extremamente intuitivos, a luz de “ligado” tem o mesmo tom azul neon do modelo anterior, que eu acho um pouco chamativo.

 

Conexões:


O U2211H possui uma entrada VGA, uma DVI-D, uma DisplayPort. Como já é padrão na linha, possui também um “Hub USB” com uma entrada (para ser ligada ao computador) e quatro saídas, sendo duas na lateral esquerda e duas na parte inferior traseira. Infelizmente não possui entrada HDMI, o que seria interessante para sua tela “Full HD”.

O monitor vem com um cabo de força, um cabo DVI e um cabo VGA. Para especificações técnicas detalhadas, veja o site do fabricante.

 

Qualidade de imagem e fidelidade de cor:

Vamos ao que interessa!

Como o U2211H possui mais pixels que o antecessor, “espremidos” em uma tela ligeiramente menor, a aparência de nitidez é ainda melhor.

Por se tratar de um painel IPS (e-IPS) esperamos ângulos de visão excelentes, mas aí aconteceu uma pequena surpresa. Curiosamente o comportamento desse monitor é um pouco diferente dos outros monitores desse tipo, inclusive do 2209WA, apresentando uma variação de luminosidade razoavelmente pronunciada quando o olhamos em ângulos mais fechados.

Não… ele não distorce as cores como os painéis TN e não “lava” a imagem como os painéis PVA quando olhamos em ângulo. A imagem apenas escurece, lembrando um pouco o efeito daquelas películas que barram a visão lateral em caixas eletrônicos, mas de forma muito mais suave.

Não chega a ser um problema, pois isso só acontece em ângulos bem fechados, mas como é uma “novidade” e algo difícil de explicar, fiz o vídeo abaixo para ilustrar.

Nenhum monitor pode ser avaliado com relação à sua fidelidade de cor e “gamut” antes de ser calibrado e caracterizado por hardware, mas como muitos usuários não possuem colorímetros ou espectrofotômetros resolvi fazer uma comparação do monitor antes de calibrar e após ser calibrado.

Antes de calibrar, configurações de fábrica:

No painel da esquerda o triângulo preto dentro da vela de cores representa as cores que o monitor consegue reproduzir e o triângulo laranja representa o espaço de cor sRGB.

No gráfico do painel da direita as barras representam o “Delta-E” para cada cor, a diferença entre as cores que o computador manda o monitor exibir e as cores que ele de fato exibe. Quanto menores os valores de “Delta-E”, mais fiel é o monitor. Convenciona-se que monitores para tratamento de imagem devem ter Delta-E médio abaixo de 1 e valores individuais não excedendo 1,5 após calibrados.

Após calibração:

Um resultado excelente! Delta-E médio de 0,4 e pico individual de 0,9 é um resultado equivalente ao que se espera dos melhores monitores.

O Gamut não variou muito, continuando quase cravado no sRGB. Suspeito que com calibrações repetidas e minuciosas seja possível jogar o Delta-E médio para 0,3 e cravar o gamut no sRGB (coisa para obsessivos e sem ganho visível) .

Submetendo o monitor aos testes de certificação da UGRA (órgão europeu de pesquisa e padronização da indústria gráfica) obtemos o seguinte resultado:

Ou seja, o monitor é considerado apropriado para visualização de provas digitais nos espaços de cor sRGB, ISOcoated, ISOuncoated e ISOnewspaper. Por conta de seu espaço de cor relativamente pequeno ele não é apropriado para visualização de provas digitais nos espaços AdobeRGB, ECI-RGB e multicolor, pois imagens nesses espaços podem conter cores que o monitor não consegue exibir.

 

Vazamento de luz:

Para quem não sabe, a retroiluminação dos painéis LCD está sempre acesa quando eles estão ligados. Quando vemos uma imagem toda preta a luz continua acesa, apenas está sendo bloqueada pelos pixels pretos. Infelizmente nada é perfeito e os monitores sempre apresentam algum vazamento de luz, mínimo e imperceptível em alguns equipamentos e ridiculamente evidente em outros.

Para testar isso temos que colocar uma imagem totalmente preta ocupando toda a tela do monitor e apagar a luz. A imagem abaixo reproduz fielmente o que vi a olho nu:

Existe algum vazamento sim, mas não chega a ser brutal. O maior problema está próximo das bordas superiores, mas mesmo lá o vazamento não é perceptível em ambiente a “meia luz”, apenas no escuro e com imagem preta na tela. Se for uma imagem normal, com vários tons, o vazamento não é perceptível.

Fazendo uma comparação injusta, meu monitor de trabalho (um LaCie de 24” que custa mais de 15 vezes o preço do U2211H) apresenta menos vazamento e pretos mais densos num ambiente a meia luz:

   

 

Ponderações:

Ao contrário do que alguns “reviews” iniciais disseram, o U2211H é um monitor totalmente competente e com excelente fidelidade de cor.

A tela na proporção 16×9 gerou reações diversas. Eu confesso que não gostei muito, achei que fica um pouco estreito num monitor desse tamanho. Por outro lado algumas pessoas adoraram e disseram que fica “leve” e “elegante”. Questão de gosto.

A questão do ângulo de visão também não chega a ser problema, assim como o vazamento de luz. Essas duas características dificilmente vão causar algum incômodo num uso normal.

Custando algo próximo de R$800,00 e podendo ser parcelado em várias vezes, O U2211H possui uma excelente relação custo-benefício. O maior “inimigo” de venda do U2211H é seu irmão U2311H, que possui 1,5 polegadas de diagonal de tela a mais e custa por volta de R$900,00. Mas… o que ninguém leva em conta é que a Dell pede 45 dias para entregar o U2311H e apenas 15 dias para entregar o U2211H, pois desse eles tem estoque no Brasil. Para quem não quiser ou não puder esperar, o U2211H é uma excelente pedida.

Agora estou aguardando ansiosamente o recebimento do U2311H e do U2410 para testar, principalmente na questão do ângulo de visão. Quero ver se esse efeito é uma característica apenas do U2211H ou de todos os novos painéis e-IPS.

Até a próxima.

Obs1: Por algum motivo que escapa a minha compreensão a Dell deseja promover a venda desse monitor e do U2311H mas não os inclui no site para compra on-line. Para comprá-los você deve telefonar para o 0800 da dell (e esperar muito) ou fazer a compra via chat entrando pelo site da dell do Brasil: www.dell.com.br

85 comments to Avaliação do monitor Dell U2211H: Será que vale a pena?

  • Renato Faccini

    Beleza, Geraldo! Meu 2209WA que comprei por sua indicação cumpriu tudo que eu esperava (apesar da confusão absurda que durou 3 meses, incluindo entrega de modelo errado – por isso eu também ficaria preocupado como você ficou)e agora quero comprar mais um (depois de 1 ano já esqueci o juramento de nunca mais comprar nada pelo telefone da Dell). Até então estava pensando no U2410, mas depois desse review, passei a considerar o U221H. Mas acho que ainda vou esperar a avaliação dos outros dois. =)
    Tem mais alguma coisa pra eu ler aí? Não consigo dormir. Hahahaha

    Esse blog tá cada vez melhor.Se eu já não fosse seu amigo, ficaria feliz em te conhecer.
    Abraço!

    • Geraldo Garcia

      Grande Faccini!

      Então… Apesar de ter gostado do U2211H, eu não consigo me acostumar com a tela 16×9 e com o tamanho de 21,5″. Prefiro um bom 24″ com tela 16×10, como o U2410, sem falar que ele tem um gamut de cor maior. Estou louco pra que chegue a unidade de teste dele para poder “brincar”! Mas para quem quer um monitor menor e mais barato o U2211H não desaponta.
      Ainda não vieram retirar o monitor, se quiser passa aqui na Imagem Impressa pra ver e tomar um café.

      Abraços.

    • Edson

      Galera, depois que li essa avaliação decidi comprar esse modelo da Dell.
      Liguei para lá e fui atendido por uma vendedora muito simpática chamada Andressa Menezes(recomendo falarem com ela, andressa_menezes@dell.com ).Ela tirou outras dúvidas e ainda conseguiu um desconto especial pra mim. Estou mais que satisfeito com o monitor, esta atendendo todas minhas espectativas e ainda tenho 5 anos de garantia.
      um abraço

  • Geraldo, parabéns pelo review, essa monitor parece mesmo bem interssante, peirncipalmente pelo preço quando comparado ao U2410, algo em torno de 50% mais barato. Tenho o U2410 e acho excelente, espero em breve ver sua opinião a respeito.
    Abraços

  • CHAPECÓ

    Muito bom. Comprei meu primeiro 2209WA quando saiu o 1º post sobre esse monitor no seu blog (não tinha “coragem” de comprar um Eizo). Logo comprei o calibrador e em seguida mais um 2209WA. O primeiro já está no fim da vida útil então tenho que considerar comprar outro e seu blog é uma excelente ferramenta para isso. Valeu

  • Geraldo, Parabéns… Excelente teste… Gostei muito do texto e da honestidade aplicada, com certeza é um monitor e tanto e quem ler o seu blog não compra gato por lebre.
    Gostaria de saber como vejo essa tela do Delta E em meu monitor, uso o osx, queria fazer o teste de antes e depois… uma ótima semana para vc!!!

    • Geraldo Garcia

      Leonardo,

      Obrigado. Essas telas não são nativas do sistema operacional, são parte de um sistema de calibração e validação (hardware e software). A maioria dos colorímetros e espectrofotômetros possui um modo de validação que testa e exibe estes resultados.
      Lembrando que calibração e caracterização devem sempre ser feitas por hardware e que a validação (avaliação da calibração e da caracterização) é uma etapa importante do processo embora geralmente seja ignorada.
      Sei que os seguintes colorímetros/espectrofotômetros (e seus softwares) possuem modo de validação: EyeOne Display2, EyeOne (spectro), Blue Eye pro.
      O ColorMunki , embora excelente, não possui modo de validação. Quem sabe em uma atualização de software futura incluam.

      Abraços.

  • […] This post was mentioned on Twitter by Djonartan, Noel Thomas, Daniel Martins, Marcelo dos Santos, Alexandre Urch and others. Alexandre Urch said: RT @Geraldo_Garcia: Avaliação do monitor Dell U2211H, será que vale a pena? Novo post no Blog: http://bit.ly/ie6ACj […]

  • Geraldo acompanho seu blog há algum tempo e até trocamos algumas msgs via listas de email. Acompanhei também o twitcam recente que fez com o Renato. Confesso que prefiro ler aqui onde você pareceu ser mais imparcial em relação aos monitores Dell. Existe uma enorme ou quase toda maioria de profissionais da fotografia que não conseguiriam chegar e comprar um Lacie, Eizo ou afins, isso se souberem que existe, até por falta de conhecimento. Então reviews como esse, em português e no Brasil são importantes para o consumidor mal informado. Sabendo que existe produto (Dell) de qualidade e preço aceitável (dentro do que é proposto pelo fabricante), principalmente se comparado com 99,9% dos monitores aos quais se tem acesso nas lojas de informática e varejo espalhadas pelo Brasil. Espero que em uma próxima twitcam você e o Renato falem para o público mais abertamente e não para um ou dois “ouvintes”, atendendo somente perguntas que dos 300 que seguiam a twitcam 280 não tinha ideia do que vocês falavam, fora os que nem conseguiram respostas. Para constar, comprei no fim de 2010 2 monitores U2311H, tomando por base seu review do 2209W e um review em inglês do U2311H nos sites FlatpanelsHD e do tftcentral. E assim como você levei um susto e aos poucos vou me acostumando com o padrão 16:9. Ao mesmo tempo que o monitor é grande ele é pequeno. Mas com certeza foi uma compra acertada. Quem sabe mais pra frente compro o 24 16:10. Abs e parabéns pelo excelente texto.

    • Geraldo Garcia

      Alessandro,

      Obrigado.
      Sobre a questão da Twitcam, faço questão de explicar: Provavelmente devido a algum problema causado pelos dois “crashes” do site durante o início do papo, nossa barra de “tweets” no site do twitcam aparecia praticamente vazia, viamos apenas as postagens do Clicio e de mais uma ou duas pessoas, por isso nos parecia que as pessoas não estavam perguntando. O Clicio, generosamente, ficou fazendo várias perguntas que ele recebe em seus cursos apenas para abastecer o papo, pois somente depois fomos saber que muitas pessoas estavam fazendo perguntas que não estavam aparecendo. Farei outros papos como esse sim e pode ficar seguro que estou estudando a melhor forma de evitar esses problemas, mas repito: o que aconteceu foi fruto de um “bug”.

      Abraços.

  • Tambem estou aguardando o review do U2410 pois adquiri um e tive que pedir para trocar pois a dificuldade em calibra-lo foi enorme e só de ligar percebiamos que ele voltava um tom esverdeado no preset padrão de fabrica que se atenuava um pouco apos muitos ajustes manuais. Optei por trocar e este segundo está se mostrando mais estável… Por alguns instantes quase me arrependi de ter adquirido esse monitor mas estou convencido por ora que é uma boa opção…

  • Em se tratando de Brazilzilzil a linha Ultrasharp é o melhor que se pode encontrar por aqui para tratamento de imagens.

    Infelizemnte o que se encontra disponível p/ entrega imediata é o “encalhe” no resto do mundo, que vem p/ cá p/ a “desova”. P/ um monitor de entrada, R$ 800,00 é salgado. O U2311H é melhor custo-benefício.

    Eu, particularmente, não investiria nos dias de hoje em um monitor que não tivesse displayport.

    Parabéns pelo blog e reviews que começam a delinear resultados para a comunidade (fotógrafos, micreiros, entusiastas, etc); levando a empresas como a Dell a adotar uma política de primeiro mundo fornecendo os monitores para um review imparcial.

    Quem sabe a NEC (ou algum parceiro) não se anima e começa a vender a linha Spectraview aqui no Brasil, que tem um custoxbenefício muito melhor e são monitores verdadeiramente profissionais.

    De qq forma não deixa de ser louvável a postura da Dell a dar a cara a tapa.
    Pena que não tem concorrência… Aí ficaria interessante 😉

    Abs.

    • Geraldo Garcia

      Fabio,

      Não é o melhor que se encontra não no Brasil não, existem os Apple Cinema Display (por uns R$4.000) e os LaCie e os Eizo por algumas vezes isso. 😛 Os Dell Ultrasharp são apenas a opção mais em conta e com melhor relação custo/benefício para a maioria dos consumidores.
      Mas o U2211H TEM conexão DisplayPort, o que ele não tem é HDMI, que eu acho uma falta tão grande quanto.

      Abraços.

  • Fala Geraldo, ótimo review.

    Recentemente comprei um U2311H por pouco mais de 850 reais.
    Utilizava antes um HP (LP2475w) que prefiro por ser wide gamut mas o DELL não decepcionou.
    Calibrou fácilmente e pelo preço e disponibilidade não tenho do que reclamar.
    Detalhe, chegou em menos de 15 dias, mas sei que pode ter sido somente sorte.
    Vou acompanhar o próximo review, do monitor de 23″

    Abs
    Daniel Gallo

    • Geraldo Garcia

      Daniel,

      Esse HP LP2475w é um excelente monitor, mas não sei se vende no Brasil. Você trouxe de fora ou comprou aqui? Se comprou aqui, foi direto com a HP? Por quanto? Fiquei curioso!

      Abraços.

  • Geraldo,

    muito bacana sua avaliação; caiu como uma luva para mim. Acho que vou aguardar a avaliação do U2311H, pq a diferença de preço é pequena e eu tb não simpatizo muito com o fato do U2211H ser 16×9…rs

    E foi um prazer ter te conhecido pessoalmente e conhecido tb o Imagem Impressa! Adorei!

    Até a próxima!
    abraços,
    Marina

  • Taty

    Geraldo,

    Super obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco!
    Estou muito feliz com o 2209WA que comprei após ler sua avaliação!
    Parabéns e obrigada,
    beijos,
    Taty

  • Leo Amaral

    Muito bom. Essa parceria da Dell oferecer o produto para ser testado é algo que deveria ocorrer em outras empresas. É díficil a um leigo identificar de pronto o que é propaganda enganosa e o que não é. Um profissional gabaritado pega as nuances e as traduz para uma linguagem acessível ao novato.
    Parabéns a vocë e à Dell.

  • Oi Geraldo,
    Tudo bem fiquei conhecendo vc atraves do Renato, aquele dia da twittercam que foi muito legal, parabéns pelas informações tanto aquele dia quanto aqui! Bom estou aqui nos estados unidos e preciso comprar um ótimo monitor, mas tb preciso ver o preço vou esperar este seu segundo teste para ver qual será a sua avaliação e qual será o melhor. Fico no aguardo para avaliar qual o monitor comprar. Abraço Rickwd

  • Caro Geraldo,após ver seu release fresolvi pela aquisição e já recebi o produto,fantástico.Agora estou na dúvida,será que o “bicho” poderia render mais?Já que não possuo calibrador,estou usando o default de fábrica,vc teria algum esquema de calibração pra ele para modo personalizado?E outra dúvida,vi em alguns foruns o uso de 75hz,alguma diferença para quem usa apenas para fotos?Desde já,agradeço ao nobre guru.NN

    • Geraldo Garcia

      Olá Nilton,

      Deixe-me explicar uma coisa: a dita “calibração de monitor” acontece menos no monitor e mais na “LUT Table” da placa de vídeo do seu computador, logo é impossível calibrar sem um hardware específico. Os ajustes de contraste, brilho, RGB, são apenas para colocar o monitor num ponto de partida mediano para que a calibração feita pelo hardware/software possa partir de um ponto mais neutro. Em computadores distintos dois monitores iguais e igualmente calibrados terão parâmetros (brilho, contraste, RGB…) completamente diferentes. Por isso insistimos que calibração tem que ser feita por hardware, sem exceção.

      Quando falamos de monitores LCD para tratamento de imagem a frequência é absolutamente irrelevante para o conforto visual e deve ser configurada para o valor padrão do equipamento. Mesmo em monitores LCD que funcionam a 30hz não acontece qualquer problema de “flicker” como acontecia nos monitores CRT. Isso é coisa do passado.

      Abraços.

  • Ricardo Hippert

    Geraldo, sou designer gráfico e trabalho com mídia impressa. Apesar de não ser fotógrafo e nem manipulador de imagens competente, a calibragem de cores também é importante para meu trabalho. Estou buscando um monitor para plugar num Mac Book Pro que pretendo comprar, mas não sei se estou disposto a esperar os tantos dias para receber o monitor da Dell. Existe outro monitor que você conheça que possa servir para este fim e que possa ser encontrado nas lojas voltadas ao grande público? Peço desculpas aos demais leitores pela pergunta estapafúrdia. Abs!

    • Geraldo Garcia

      Olá Ricardo,

      Resposta rápida: Não.
      No Brasil temos o “trio parada dura” da Dell, os Apple Cinema Display, os Eizo e os LaCie. Fora esses não conheço nada que preste a venda por essas bandas.

      Abraços.

  • Murilo Ito (Cascavel-PR)

    Parabéns Geraldo pela iniciativa e prestatividade! Excelente atitude.

  • Vitor

    Boa noite Geraldo
    Primeiro gostaria de parabenizar pelo bom trabalho descrito acima
    Gostaria de alguma indicação de monitor que, trabalhando em conjunto com a placa de video quadro fx 1800, diminuísse os serrilhados de linhas vetoriais (autocad, revit, sketchup, etc). Esse que descreveu é bom para uso com distancia entre, aproximadamente, 80-90cm?
    Obrigado

  • Gunner

    Ola, gostaria de uma ajuda com o Dell U2410, adquiri recentemente um, mas estou com uma dificuldade enorme em calibra-lo com o I1 x-rite. Nao encontro em seu menu como alterar o “Ponto de Branco” penso que seja este o problema. No meio da calibracao, quando devo fazer o ajuste de brilho ele ja esta zerado e ainda nao chega perto do ideal.
    Caso alguem possua o mesmo equipamento e queira compartilhar informacoes via e-mail, ficarei bastante grato! Obrigado!

    • Geraldo Garcia

      Aguarde mais uns dias pois publicarei o “review” do U2410 logo depois do carnaval e abordarei esse problema.
      Mas já te dou umas dicas:
      1) Calibre no modo “standard” e não no “custom”. Sim você perderá os ajustes RGB, mas é isso mesmo! Toque o barco assim e tenha fé.
      2) Comece com contraste em 50% e não no máximo.
      Boa sorte!

  • Vanderlei

    Olá Geraldo, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho que vem desenvolvendo, no Brasil, poucos são os profissionais de fotografia que realmente tem um retorno financeiro que comporte um Eizo ou Lacie, provavelmente por essa razão essa marcas não estão no brasil, mas uma coisa é certa, com os paineis TN fica difícil nosso trabalho.
    Por essa razão, a impotância do seu trabalho (avaliando esses Dell, que ainda não conheço, pedí hoje uma cotação para a Dell, acredito ser uma luz no fim do túnel).
    Agora vão duas perguntas: Qual diferença entre o E-Ips e o H-IPS? Qual hardwear de calibragem que tem um bom custo benefício?

  • Acabei de comprar o 2311: Atendimento nota 10 e muito rapido, desconto de R$100,00 (saiu por R$750,00 em 10 x) e 30 dias para prazo de entrega. Obrigado pelo review, um forte abraco! Tomas
    PS: O vendedor disse que recebeu recentemente uns 30 pedidos desse monitor.

  • Pnkh

    Gunner,
    Estou com um 2410 e tb estava encontrando muita dificuldade em calibrar o White Point dele com os controles, mas se vc quer ir por este caminho minha dica é antes de iniciar a caligragem ir lá no modo Pessoal, e regular o Gain/Ganho dos canais RGB. Reduza pra 90% os 3 sliders, e depois inicie a calibragem com o Eye One. Regule contrsate, brilho e quando chegar o momento de calibrar o White Point/RGB Controls vc volta lá no Ajuste Pessoal> Ganho/Gain RGB, iniciando o ajuste sempre pelo canal que está mais longe do centro. Assim é possível centralizar perfeitamente os 3 sliders do Color Match e finalizar a calibragem.No entanto,o perfil que cheguei dessa maneira ficou com um véu/tint meio azulado, apesar de linearizado, o WP não estava nada bom
    Após alguns testes, cheguei ao melhor resultado (delta E médio menor que 0.5), fazendo o mesmo que o Geraldo falou. Deixei o monitor em modo Adobe RGB (modo pré-calibrado no hardwrae na fábrica) e settei o EyeOne Color Match para usar o White Point nativo deste modo ali no inicio. Dessa forma, ele não calibrou o White Point no hardware, mas o resultado ficou plenamente satisfatório, com praticamente a mesma precisão e curva do meu LaCie 324, que é um monitor com praticamente a mesma cobertura de cor e linearização 12 bits . E sem nenhum “véu” colorido na imagem, como nas outras calibragens.
    esse é um belo monitor pelo seu preço, capaz de fazer trabalho sério de design e tratamento de imagem

  • Rubem

    Caro Geraldo,

    inicialmente gostaria de parabenizá-lo pelo excelente material do site e já peço desculpas por ocupar seu tempo com a pergunta que irei fazer (completa leiguisse). Bom, não trabalho profissionalmente com imagens, embora seja um entusiasta da fotografia. Tenho uma dúvida, então, sobre calibragens de cores em tvs de LED ou mesmo LCD (painel IPS). É possível calibrá-los com uma fidelidade razoável? Minha esposa está grávida de gêmeos e qualquer otimização de espaço agora é bem vinda (trocar um monitor por uma tv seria ótimo pra mim). Muitíssimo obrigado.

  • Olá Geraldo, conheci o seu site pesquisando informações no Google sobre monitor Dell U2211H.
    Depois de ler suas análises, me decidi a comprá-lo.
    Porem, fiquei um pouco desconfiado se o monitor que a Dell me enviou, tem painel IPS.
    Percebo que ao fazer pequenos movimentos nos angulos de visão, acontecem algumas variações no brilho, e na cor. Não é algo “gritante”, como o meu notebook, que tem uma tela LCD comum.
    Mas ocorre uma pequena variação, o que penso que não deveria ocorrer.
    Estive observando um monitor DELL de uma amiga fotógrafa, com painel IPS de 19″ (esqueci o modelo), e percebi que as variações do monitor dela praticamente não ocorrem, diferente do meu.
    Como posso saber se o meu painel realmente é IPS, como a Dell afirma ser? Será que estou sendo ludibriado? Outro dia li um comentário num forum na internet, de uma outra pessoa elogiando o monitor U2211H, porem alertando que a Dell as vezes envia monitor com painel TN ao invés de IPS, julgando que a pessoa que receberá pode ser um leigo…pode ver no link a seguir: http://www.digiforum.com.br/viewtopic.php?p=1174522&sid=67e4c26a109f8f651a89c6d81826d841
    Pode me ajudar quanto ao meu problema?
    Parabéns pelo seu blog, fico no aguardo de reposta.
    Abs.
    FABIO

  • Bom Dia, Geraldo

    Dentro da base que vc esta falando esta tudo muito bom, mas a dell peca na venda, pois tenho um U2410 para meus trabalhos e por necessidade, pois trabalho com revelação de fotos e não tendo um respaldo do monitor da sansung que deixa as imagens com diferença de tonalidade, pois visualizamos 6 imagens ao mesmo tempo. Tentei comprar o 2209 que não obtive exito, pois ja tinha saido de linha . Então recebi a oferta do u2211h que por sua vez se adabtaria melhor ao meu equipamento. Recomendando o mesmo a dois clientes. Esta semana tive uma surpresa desagradavel. O monitor é Wide ocorrendo uma distorção demasiada na imagem para visualização e com muito ruido na tela, sem contar ainda o desfoque de tela central, cerca de 5cm do inicio da tela até o final em baixo. pra minha surpresa para meus clientes foi oferecido o u2311h que depois de calibrado ficou excelente o respaldo das imagens. Entrei em contato com a dell, cerca de 2 horas de espera até ser atendido no 0800. Com resultado nada positivo. Vamos ver no que vai dar!!!

    • Geraldo Garcia

      Sirlei,

      Tem coisa muito estranha nessa história. Não entendi direito suas colocações e, não custa lembrar, eu não tenho qualquer relação com a Dell.
      Do pouco que entendi, acredito que você esteja falando dobre o U2211H, vejo incongruências. Não ocorre qualquer distorção de imagem pelo fato do monitor ser “wide”. Suspeito que ele tenha sido instalado de forma inapropriada, fora da resolução nativa e por cabo VGA e não DVI (motivo do “ruido”). Nenhum equipamento funciona direito fora das suas condições específicas. Se não for isso é equipamento defeituoso e a garantia deve ser acionada.

      Em tempo: a demora no 0800 da Dell é fato e, ao meu ver, o maior calcanhar de aquiles das relações comerciais da empresa.

      Abraços.

  • Olá Geraldo,

    Primeiramente gostaria de parabenizar você pelo trabalho e pela qualidade dos seus artigos. Não conhecia seu blog, descobri-o pesquisando sobre este monitor. Pretendo comprar um monitor melhor para tratamento de minhas fotos e estou pensando em comprar o U2311H. Como sei que ele é IPS, já será uma melhora considerável com relação a tranqueira que tenho hoje. O que eu gostaria de saber é se você considera uma boa compra (custo x benefício) ou se é melhor ficar com o U2211H.

    Obrigado pela atenção e ótima semana!

    André

  • Jomar

    Olá Geraldo,

    entrei em contato com o setor de vendas da Dell para aquisição do monitor Dell ST2220T ou do Dell U2211H, porém fui informado pela vendedora que apesar dos dois monitores citados usarem o mesmo painel, apenas o U2211H é proprio para tratamento de imagem mas, os dois veem de fábrica pré-calibrados, NÃO aceitando calibração posterior o que é diferente desta matéria.
    Essa informação procede?
    O Dell ST2220T não serve para tratamento de imagem?

    Obrigado, abraços
    Jomar

    • Geraldo Garcia

      Jomar,

      Ser um painel IPS é um bom começo, mas existem outras características na construção do monitor que podem fazer ele ser ou não adequado ao tratamento de imagens. Um monitor que seja feito de forma a gerar alto contraste e cores intensas não será muito bom para tratamento, mesmo tendo um painel IPS. Se não tiver ajustes individuais dos canais de cor também pode ser ruim… Não conheço esse modelo, o ST2220T, então não posso falar especificamente sobre ele. Fato é que a linha “Ultrasharp” da Dell é que costuma ter os monitores voltados para tratamento.

      Por outro lado, essa conversa de “calibrado de fábrica” é um absurdo e eu até já alertei sobre isso. Simplesmente não é possível, pois o que é calibrado é o conjunto “computador-monitor”. Calibre seu monitor em um computador, mude-o para outro e você terá que calibrar novamente.

      Abraços.

  • Oi pessoal.
    Comprei o 2209 depois de ler a coluna, e agora adquiri o U2211H. Além disso, tenho um UltraSharp 2007 e um Cinema Display Apple, além dos iMacs. Percebi que os displays melhoraram em sua relação custo-beneficio, mas o Apple de 2005 e o Ultra Sharp 2007 são superiores. Sobre o U2211, usando-se o calibrador, feeling e boa vontade, temos um display bem legal. Além da calibração, acho que a resolução permite a utilização de ícones menores, o que, somado com o formato wide, proporcionam uma área de trabalho muito versátil.

  • Daniel Leão

    Olá Geraldo, parabéns pelo Blog, sempre leio seus artigos, que é de grande ajuda, principalmente para nos iniciantes na profissão mas que procuram sempre melhorar.
    gostaria que comentasse no meu caso, eu não possuo Colorimetro e esses equipamentos para calibragem correta, e na minha cidade ninguem usa e outros nem sabe que isso existe(rsrsrs). me interecei em comprar esse monitor que vc indicou, mas, como posso fazer uma calibragem sem esses equipamentos?

    • Geraldo Garcia

      Obrigado. A melhor coisa é comprar um monitor apropriado, como você pretende, e também comprar o colorímetro. Sim, te obriga a poupar um pouco mais, mas vale a pena. Não existe calibração sem hardware, muito menos caracterização e criação de perfil ICC. Qualquer tentativa de fazer isso manualmente irá apenas variar os controles de birilho, contraste e cores do monitor e isso não é calibração e caracterização.

      Abraços.

  • Raphael

    Caro Geraldo,

    Já tem uma previsão de quando irá postar a análise sobre os monitores U2410 e U2311? Estou na dúvida se realmente vale a pena comprar o de 24″, visto seu preço bem mais salgado.

    Agradeço pela atenção

    • Geraldo Garcia

      Se tudo der certo posto nesta semana ainda. Já está tudo pronto, só falta ter tempo de postar, fazer os uploads, etc.

      Abraços.

  • Frank

    Alo Geraldo,
    Parabéns pelo seu blog, várias informações importantes. Estou na dúvida também por qual monitor comprar, o U2410 ou o U2311, e estou esperando a sua revisão para ajudar a formar minha opinião.
    valeu e até mais!!!

  • Almeida Rocha

    Olá Geraldo!!
    Obrigado pela enxurrada de irformações de grande importacia para os leigos e até mesmo para os mais experientes. Ficamos no aguardo da avaliação do monitor U2410, você ira avaliar o U2711, tem alguma informação sobre esse monitor?
    Muito obrigado!

  • alexsandra

    Estou na dúvida se compro O monitor U2211H, ou o U2311H.
    Qual voce acha que é melhor

  • Micaelce

    Olá, parabéns pelo site, foi de grande ajuda na escolha da compra do meu monitor, comprei um U2311 Dell UltraSharp, e estou adorando, o único problema é a calibragem, ainda não encontrei um calibrador barato para comprar =/ sobre a qualidade da imagem é impressionante, pra quem estava a mais de um ano usando um notebook com tela de 14″ passar pra um UltraSharp 23″ foi uma benção! sem contar que entrei em contato com a Dell pelo chat, e o monitor de 23″ estava em falta, segundo a vendedora, depois liguei e me disseram que tinham o de 23″ porém demorava um pouco para chegar, e ele estava R$ 850,00 e o de 21″ R$ 680,00 no outro dia entrei pelo chat novamente para comprar o de 21″ quando o vendedor me disse que eu estava com sorte, que o monitor de 23″ estava saindo pelo mesmo preço do 21″ foi dai que nem pensei duas vezes! comprei logo pro vendedor não mudar de ideia kkkkkk o vendedor me passou um prazo de 45 dias, porém não levou nem 20, a transportadora ligou em casa perguntando se teria alguém para receber o produto, e passado 1 hora o monitor ja estava em minhas mãos! uma compra maravilhosa! valeu cada centavo pago!
    um forte abraço a todos e até mais!

  • Raphael

    Nobre Geraldo,
    Gostei muito da sua avaliação sobre o monitor U2211H, mas como prefiro um monitor maior, gostaria de saber se o U2410 da dell vale os R$1400,00. Apesar de não ser um profissional que necessita ter grande perfeição nas imagens…. mas que preza qualidade e que não gostaria de um monitor que cansasse muito a visão após longo período de utilização, acha que esse monitor atenderia?

    Sintetizando:

    Este monitor vale o preço? Ele é confortável mesmo após horas contínuas em sua frente?

    Agradeço pela atenção

  • Giovani Petry

    Geraldo, tens previsão de quando vais postar o review do U2410 que o Anderson te enviou?

    Abraços!

  • […] Desculpem-me pelos solavancos da câmera, estava filmando com uma mão só e praticamente no escuro. O vídeo também mostra que o U2410 não sofre do mesmo escurecimento em ângulos acentuados do U2211H. […]

  • miguel

    Eu estou usando esse monitor plugado ao meu macbook com cabo mini-dvi /dvi.
    O que esta no monitor fica meio “embaçado” tipo com um blur. Isso ta certo eh assim mesmo? ou tenho que instalar alguma coisa.
    Nao fica com a mesma nitidez que a tela do mac.

    Valeu

  • Geraldo, mais uma vez obrigado por suas avaliações e por compartilhar tanto conhecimento. Mas vamos te explorar: Vc conhece este monitor LG IPS236V LED 23 Polegadas?

    Abs
    Marcos Issa

  • Francisco Paolillo

    Geraldo, parabéns por tudo o que li sobre os monitores Dell. Acabei de comprar o U2410 e estou muito satisfeito com a qualidade da imagem. Ainda não calibrei, pois não possuo equipamento para isso. O que me preocupa é a distorção das imagens em função da resolução utilizada. Quando utilizo 1600×1200, a imagem fica meio achatada. Com 1600×1024 fica normal, mas com relação ao texto, este perde a nitidez, fica meio estranho. Com outras resoluções a imagem pode ficar meio alongada e por aí vai. Utilizo o windows XP. Gostaria de saber se isso é normal nesse tipo de monitor, pois sempre trabalhei com meu velho e bom “studio display da apple 21 polegadas”. Pena que quebrou depois de 13 anos de uso e nunca tive esse tipo de problema. Seria alguma incompatibilidade com minha placa de vídeo ou o formato desse monitor é que causa essas distorções?
    Abraços,
    Francisco

    • Geraldo Garcia

      Monitores LCD não são como os CRT, você é OBRIGADO a usá-lo em sua resolução nativa, no caso 1920x1200px. Qualquer outra reolução é apenas “modo de compatibilidade” e joga fora as boas características do monitor. Outra coisa, conecte por DVI ou HDMI ou DisplayPort, usar pela conexão VGA também é prejudicial à qualidade de imagem. Se sua placa de viddeo não suporta essa resolução ou essas conexões, troque de placa de video. Qualquer placa moderna baratinha já tem suporte a isso.
      Abraços.

  • Francisco Paolillo

    Muito obrigado Geraldo. Realmente estou precisando trocar minha placa de vídeo, acho que a CPU como um todo.
    Abraços,
    Francisco

  • Wladimir

    A Dell informa que o monitor agora recomendado é o U2212H, preço de R$749,00 (10 pagtos com cartão de credito), entrega no prazo de 15 dias.
    O problema é que não encontrei nenhuma opinião sobre este monitor.
    Alguém conhece e qual a opinião?
    Grato
    Wladimir

  • Felipe B Campos

    Olá Geraldo, parabéns pelo site e pelas matérias interessantes.
    Graças ao texto comprei pra minha casa um U2311 e estou mega satisfeito com ele.
    Mas tenho uma dúvida em relação a outros monitores: Trabalho com um Eizo CG243W e acho ótimo e também muito caro, e acredito ser do mesmo nível do Lacie 324i devido ao preço.
    Pesquisando preços vi que tem um Lacie 324 que custa bem menos que o 324i. Vc sabe se o 324 é tão bom quanto o 324i?
    Quanto ao calibrador eu tenho o i1Display2, e no Eizo eu uso o programa ColorNavigator que vem junto com o monitor. O programa que vem no Lacie é bom de usar com o i1Display2?
    Desculpe por fazer perguntas de monitores que não estão na matéria, mas como vc usa Lacie acho que vc pode me ajudar.
    Obrigado
    Felipe

  • Edu

    Olá Geraldo, obrigado pelo review, ajudou muito na escolha de um novo monitor,trabalho com design gráfico e a tempos queria sair do CRT e consegui, comprei um U2311h e agora preciso com urgência comprar um calibrador/colorímetro. Mas qual seria o mais adequado para quem trabalha mais com impressão gráfica? Agradeço se puder me indicar o aparelho e qual programa posso usar com ele.

  • Amanda França

    Ei Geraldo, tudo bem? Excelente post. Estou querendo comprar o U2212H, é a mesma coisa, melhor, ou pior que o U2211H?

    Abs

  • Geraldo boa tarde, aguardando a resposta da Amanda França

  • Anderson

    Olá Geraldo.
    A LG está com o monitor LG IPS236V LED LCD 23 a um custo bastante convidativo.
    Você já chegou a testar esse monitor? O Custo benefício é melhor que os Dell?
    Abs

  • luiz roberto

    geraldo, amigo

    estive pesquisando, e notei as seguintes diferenças entre os seguintes modelos

    u2311h 16:9
    u2312hm led backlight

    u2412m 16:10 – NÃO É WIDE GAMUT
    u2410 wide gamut

    u2711 – É OU NÃO wide gamut?

    me parece que somente o u2410 é wide gamut, pois a própria dell só coloca essa informação na descrição do u2410.

    poderias confirmar isto pra gente, amigo?
    obrigado por tudo!

    • Geraldo Garcia

      Então… é quase isso mesmo. Está tudo certo, só adiciono mais alguns pontos:

      U2412 também é Led Backlight
      U2711 é wide gamut, mas não tão wide quanto o U2410. Exibe mais que o sRGB, mas não chega a ter um gamut do tamanho do AdobeRGB como o U2410.

      Abraços.

  • Luiz Costa

    Caro Geraldo,

    Li em um blog que “Existe o ColorMunki Photo que é um espectrofotômetro e o ColorMunki Display que é um colorímetro.

    Para monitores Wide Gamut(Dell U2410) só os espectrofotômetros calibra-os corretamente.

    Os colorímetros mais antigos como o Eye One Display 2, Spyder 3, etc, não calibra corretamente esses monitores devido a alta saturação das cores que eles apresentam.

    Talvez o colorímetro ColorMunki Display, por ser de lançamento recente, calibre corretamente os monitores Wide Gamut.”

    Essa informação procede?

    • Geraldo Garcia

      Luiz,

      O problema é mais complexo do que a saturação das cores, mas, como disse no texto acima, colorímetros via de regra não funcionam bem com monitores wide gamut.
      Como também já foi comentado nas respostas acima, o Colormunki display e o i1 Display Pro são colorímetros recentes, com hardware e software mais moderno, e ambos fazem um bom trabalho em monitores wide gamut.

  • Chico Lima

    Salve Geraldo!
    Sou da Art-Sette,nos conhecemos rapidamente, quando vc. me deu seu cartão. Partilho muitas coisas e conhecimentos com o Roberto Gomes e outros ligados aos nossos interêsses. Estou prestes a comprar o UltraSharp U2312 HM por um prêço que achei até barato demais:R$ 752,00 porém me pareceu uma ótima relação custo-benefício. Não preciso de muitas entradas de video ou audio,somente uma boa monitoração para não “morrer na praia” quando abrir minhas imagens no Photoshop (arquivos bem definidos de uma Canon 5DMarkII que merecem serem bem vistos). Pela sua experiência, preciso do seu parecer. Desde já lhe agradeço pelo seu tempo e atenção.
    Até breve, Chico Lima, fotógrafo.

Deixe uma resposta

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>